::A CAMPANHA::

 

Campanha de pré-venda do livro "Comunicação em Território Periférico: A experiência de atuação conjunta entre movimento de moradia e rádio comunitária em Mauá/SP", da escritora Raquel Quintino. Com a sua colaboração, a autora vai conseguir arcar com os custos de produção e impressão da obra, que será feita pela Editora NPC, do Núcleo Piratininga de Comunicação (https://nucleopiratininga.org.br). Garanta já o seu exemplar!

 

::O LIVRO:: 

 

 

O livro apresenta estudo sobre os processos desencadeados pela atuação conjunta do movimento de moradia e rádio comunitária em território periférico no município de Mauá, ABC paulista em 2011, ano em que 6 vítimas de deslizamentos de terra perderam suas vidas na região. 

  

O direito à cidade, a democratização da comunicação e a luta cotidiana por moradia digna são os elementos que compõe a análise realizada a partir da metodologia da pesquisa participante e pesquisa-ação. 

  

Os capítulos iniciais apresentam base conceitual sobre território, comunicação e educação popular, o contexto das Rádios Comunitárias na região do ABC e da questão fundiária na cidade de Mauá, seguidos pelos relatos do processo de criação do Programa Outro Lado da Cidade e a repercussão provocada. 

  

O leitor vai se deparar com uma rigorosa sistematização e profunda reflexão sobre o processo político pedagógico de apropriação da linguagem radiofônica e de ocupação organizada da rádio comunitária pelo movimento de moradia, avaliadas sobre a perspectiva do pensamento de Paulo Freire. 

 

::A AUTORA::  

 

www.raquelquintino.com.br

 

Raquel Quintino é mestra em Comunicação Social e graduada em Ciências Sociais. Atua como formadora em Direitos Humanos no Instituto Vladmir Herzog, é coordenadora pedagógica do Centro Cultural Afro-brasileiro Solano Trindade e lecionou na Faculdade de Mauá por 7 anos. 

  

Realiza consultoria em Educação Popular, Comunicação Comunitária e Educomunicação, é conselheira do Comitê de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC. Em 2020 publicou o artigo "Paulo Freire em um novo contexto político. Diálogos necessários" na Revista Internacional de Comunicación y Desarollo, da Espanha. 

  

Em 2019 publicou no livro "Paulo Freire em tempos de fakenews" o artigo "A Educomunicação como metodologia de defesa dos direitos humanos". 

  

Coautora do livro “Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no Brasil: sinais de resistência e de construção da cidadania”, da Editora Metodista (2015), Quintino recebeu o “II Prêmio de Educação em Direitos Humanos, Núcleo de Educação e Direitos Humanos” da Universidade Metodista de São Paulo, em 2011.

 

::AS RECOMPENSAS:: 

 

Essa é uma campanha de pré-venda do livro "Comunicação em Território Periférico: A experiência de atuação conjunta entre movimento de moradia e rádio comunitária em Mauá/SP", então as recompensas serão... os livros! o/ 

  

Obs: Nossa campanha será realizada na modalidade Tudo ou Nada. Isso significa que nós só receberemos o dinheiro se atingirmos a meta completa. Mas caso a gente não chegue lá, não se preocupe! A própria Benfeitoria se encarrega de devolver o dinheiro direto para você. 

 


O capitulo I:  Vozes soterradas: silêncio, segregação e a comunicação emancipadora, procura articular os conceitos que definem: alienação, práxis contra-hegemônica e emancipação, para analisar os processos de segregação sócio espacial, comunicação comunitária e mobilização transformadora, subsidiados pelo pensamento de Karl Marx, Antonio Gramsci, Paulo Freire, Milton Santos, Jorge Gonzáles, Cicilia Peruzzo e Raquel Rolnik.


O capítulo II: Espaços em disputa: o direto à comunicação e a moradia, contextualiza os limites e superações para o exercício do direito humano à comunicação e moradia, a disputa dos espaços da cidade e do espectro eletromagnético; e os marcos regulatórios da radiodifusão comunitária expressos na lei 9612/98 e do estatuto das cidades lei 10.257/01.


O capítulo III: Mauá: cidade dormitório e os lugares onde até dormir é perigoso, resgata a história da cidade de Mauá, e apresenta um levantamento das questões relacionadas ao loteamento da família Chafik, além dos atuais dilemas enfrentados pelos moradores que habitam naquela localidade.


O capítulo IV: Os Meios de Comunicação do ABC paulista, apresenta o contexto comunicacional do ABC paulista, do movimento de radiodifusão de Mauá, resgata o histórico da Rádio Z FM e seus atuais desafios.


O capítulo V: Comunidade em ação, apresenta descrição e análise da fase exploratória anterior a realização da pesquisa-ação e desenvolvimento de suas etapas iniciais envolvendo a entrevista feita com os moradores da região.

O capítulo VI: As vozes do outro lado da cidade, trata da análise da principal ação realizada em função de nossa pesquisa, apresentando o processo de desenvolvimento das 20 edições do programa O Outro Lado da Cidade.


O capítulo VII: Trajetórias de uma caminhada, finaliza este estudo com reflexões sobre os principais fatos ocorridos a partir da contribuição desta pesquisa-ação, concretizados na articulação do Observatório de Políticas Públicas com a Faculdade de Mauá, e na mobilização para a 1ª. Caminhada Pró Regularização Fundiária da Área do Chafik.