O curso avaliação de percursos formativos busca provocar novas inspirações reflexivas para este momento de início dos processos de avaliação deste ciclo de retomada do isolamento social.
O curso avaliação de percursos formativos busca provocar novas inspirações reflexivas para este momento de início dos processos de avaliação deste ciclo de retomada do isolamento social.
O curso está divido em 4 encontros que podem ser acompanhados separadamente, serão online nas segundas e terças 06, 07, 13 e 14 de novembro 19h às 22h:
06/11: Avaliação burocrática ou democrática
07/11: Metodologia de avaliações participativas
13/11: Critérios e instrumentos de avaliação
14/11: Análise e devolutivas dos processos avaliativos
A certificação será concedida pela Plataforma Mediar.
Os encontros serão mediados pela professora Raquel Quintino, mestre em Comunicação Social e graduada em Ciências Sociais.
Repense os processos avaliativos
Ressignificar os processos avaliativos com ênfase nos aprendizados coletivos e nas redefinições conjuntas de rotas, pode ser um caminho para a desconstrução da abordagem de avaliação burocrática que se mostra ineficaz e não inclusiva.
Nos encontros retomaremos os fundamentos ético-políticos de uma educação participativa, pensaremos a avaliação como momento fundamental do percurso formativo, num processo de troca de impressões sobre as vivências conjuntas de aprendizagens.
Observaremos as necessidades de mudanças de trajeto e no fortalecimento dos vínculos daqueles que necessitam de apoios específicos.
Refletiremos sobre critérios e instrumentos de avaliação, vivenciaremos com os cursistas momentos avaliativos e reflexivos sobre nosso próprio curso.
Compartilharemos os aprendizados para inspirar avaliações mais dialogadas.
Inscrição por encontro: R$ 50,00
Valor pacote 4 encontros: R$ 150,00
Informações: ✆ Whatsapp 11997401781
Para quem é esse curso?
Para pessoas que atuam na área da educação, cultura, gestão pública e privada, terceiro setor e movimentos socias que vivenciaram processos de planejamentos no início do ano e que agora se preparam para a avaliar.
Por que participar? Participar deste curso é essencial para aprofundar reflexões e modificar a condução dos processo avaliativos, tendo em vista os realtos de sensações de sofrimento e fracasso causados por certos dissabores da avaliação.
Amplie Conexões Conecte-se com outros profissionais que estão vivenciando realidade semelhantes. Experimente uso de intrumentais alternativos de avaliação e desenvolvo análise mais profunda das conquistas e necessidade individuais e coletivas.Compartilhe experiências, troque conhecimentos e estabeleça parcerias valiosas para promover avaliações transformadoras.
RAQUEL QUINTINO é mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista e graduada em Ciências Sociais pela Fundação Santo André e licenciada em Artes pela Universidade Ítalo.
Realiza consultoria em Educação, Direitos Humanos, Comunicação, Cultura e Desenvolvimento de Territórios.
Atuou como Formadora em Direitos Humanos pelo Instituto Vladimir Herzog, foi coordenadora pedagógica do Centro Cultural Afro-brasileiro Solano Trindade e Lecionou na Faculdade de Mauá por 7 anos.
Foi conselheira do Comitê de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC por dois mandatos e é Covereadora licenciada na Mandata Coletiva de Mulheres de Ribeirão Pires.
Realizou com o SESC o Laboratório de Rádio Comunitária.
Recebeu o “II Prêmio de Educação em Direitos Humanos, Núcleo de Educação e Direitos Humanos” da Universidade Metodista de São Paulo.
É coautora do livro “Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa no Brasil: sinais de resistência e de construção da cidadania”, da Editora Metodista e escreveu capítulo "A EDUCOMUNICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS" no livro "PAULO FREIRE EM TEMPOS DE FAKE NEWS. Lançado pelo Instituto Paulo Freire.